terça-feira, 5 de julho de 2011

Travessia Petrópolis-Teresópolis


Eu amo travessias, por mais difícil que elas sejam e são!
Nesta travessia tinha ouvido falar que o primeiro dia era o mais difícil, até os castelos do açu, depois era tranquilo. Achei o primeiro dia tranquilo, quando fui encarar o segundo, que me disseram ser moleza quase perdi o fôlego..hahaha. As subidas e descidas muuuuito mais íngremes, haja perna, fora que o humor de algumas pessoas estava muito mais alterado, mas o visual maravilhooooso. O segundo dia pra mim é o dia chave nesta travessia.


A mochila pesada, que muitas vezes dá vontade de jogar morro abaixo ou deixar pendurada numa árvore do caminho. Fora a vontade de deitar nela e ficar parado só um pouquinho, coisa impossível de imaginar quando a noite se aproxima, não se tem certeza do caminho e sabe que ainda tem uns abismos pra encarar. A perseverança é testada e fortalecida. Olhar um desafio por vez, sem esquecer do todo. Me ouvi falando pra mim mesma algumas vezes: você consegue Josy, mais um pouquinho!

E já ter passado pela Serra Fina, travessia bem mais desafiadora, ajudou bastante.

Saber quem está ao seu lado nela é fundamental e o seu comportamento e papel na equipe também.
É impressionante como o pior de cada um vem à tona, inclusive e o mais difícil de lidar, o nosso pior vem pra fora... E com o seu pior a flor da pele, não é fácil lidar com o pior do outro..hehehe. Mas muita coisa boa vem à tona também, quem é parceiro, os que sabem lidar com suas fraquezas e limites, aqueles que voltam na trilha para guiar os que estão mais atrás. Os que tem tolerância, os que sabem dividir, os que não se irritam facilmente e os que não se deixam intimidar em situações de risco ou com o mau humor alheio. Fora a alegria de rever velhos amigos que conhecemos e rencontramos nas montanhas.


Pra mim um dos grandes desafios é focar em Deus, valorizar as coisas boas de cada um e não supervalorizar os defeitos dos outros e os meus. (Elevo meus olhos para as montanhas, de onde vem meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra!)
Deus abriu os céus e tivemos três dias lindos de céu azul e nascer e pôr do sol incríveis, como as fotos quase conseguem expressar.


Nesta travessia assumi o lugar do meio, revezando com uma amiga, íamos as duas como elo entre o grupo mais rápido e o mais lento. Ora segurando o grupo da frente para esperar o de trás, ora acelerando o de trás para não se distanciar muito do grupo da frente. Foi um lugar bem divertido e como não gosto de prosa na trilha, este é um lugar bem silencioso, onde é possível ouvir os passarinhos e descobrir sozinha os caminhos, de vez em quando correndo para alcançar o grupo da frente e ter certeza que o caminho está certo e em muitas horas voltando para mostrar o caminho aos que estão atrás. É uma posição onde a travessia se torna um pouco mais longa neste vai e volta, mas mesmo isto é legal, ir além dos limites físicos e ainda ser elo de ligação.
Gosto muito de ir à frente também, o único lugar que eu não gosto numa travessia é ir atrás me dá agonia.
Outro desafio é não reclamar, nem se contaminar com a reclamação dos outros. E olha que isto deveria ser fácil, pois a natureza ao redor exalta com brados o nome do Criador! O céu, as montanhas, o sol, as nuvens, as árvores, as flores, os rios, cachoeiras, tudo. Os salmos de Davi fluem naturalmente dos lábios: A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais elevadas e sublimes nuvens.

Mas quando a dificuldade vem a tendência humana é tirar os olhos de Deus e sua grandiosidade e colocar na situação. Mas o Senhor Deus do universo prevaleceu em todas elas.
Agora é digerir todo aprendizado e continuar se preparando para o outro sonho que é escalar o Dedo de Deus.

Muito treino para fortalecimento físico, emocional e espiritual, para isto confio e espero em Deus. E conto com a ajuda do Alberto (http://www.albertocastelli.blogspot.com/) e do Ministério Ramo Estendido (http://ramoestendido.com.br/).

Rios, batam palmas! Montes, cantem com alegria diante do Deus Eterno Salmo 98.8


Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele. Salmos 68:4


Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há. Deuteronômio 10:14


Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. Provérbios do rei Salomão 3:20


A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Salmos 36:6a


Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no SENHOR nosso Deus está a salvação de Israel. Jeremias 3:23


Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Cânticos 2:1

Te adoro Senhor por suas maravilhas! Te adoro por quem Tu és! Santo, Fiel, Bondoso, cheio de amor, misericórdia e graça, meu Pastor, Rei da Glória, Senhor, Pai, Eterno, Criador do universo e de todas as coisas, Deus de aliança, Deus Zeloso, cheio de sabedoria, que tem os pensamentos mais altos do que os meus, Todo Poderoso, Deus de Israel, Deus que vê todas as coisas, que vê e provê, minha Rocha, refúgio, socorro bem presente, Emanuel, Deus conosco, meu Salvador, meu advogado, Messias, Altíssimo, Tremendo, Temível, Justo, Deus de Abraão, Isaque e Jacó;

cheio de Luz, em quem não há treva alguma, meu Protetor, abrigo, Deus que me santifica, meu Libertador, Deus que cura, sara, que levou nossas enfermidades e nossas dores, Deus que levou nossas maldições, Justo Juiz, Javé, Deus que governa todas as coisas, que tem o domínio sobre tudo e sobre todos, no céu na terra e debaixo da terra, que tem o Nome sobre todo o Nome, O Senhor que é a minha Bandeira, Senhor dos Exércitos, és a minha Paz, és meu único Deus.

2 comentários:

  1. Lindo, lindo!!!
    Uma inspiração pra mim!!
    Saber lidar com as nossas maiores dificuldades é realmente algo q requer paciência. Lidar com as dificuldades dos outros então, tem q ter uma MEGA paciência.
    Mas sempre apreendemos muito e isso nos ajuda a avançar. E comm esse "visu" compensa hein!!

    PARABÉNS!!
    Isso ae, vá ao rumo Dedo de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Josi! Q lindo!!! Vou passar c mais tempo pra ler tudinho! Muito legal vc escrevendo. Vc tem mt coisa a contar e passar, testemunhando tudo o q já viveu... Bjnhus. Abro em casa dp. Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir